sábado, 8 de março de 2014

Dia das mulheres

Arthur dorme. Junto dele, um bichinho de pelúcia. Cor-de-rosa. Quando ganhamos o brinquedo, ainda durante a gravidez, foi com a promessa de que receberíamos um outro porquinho azul (temos uma história familiar com porquinhos. Piada interna). Não comentei nada porque já sou a chata da família, mas pensei "qual o problema de ter um porquinho cor-de-rosa?". Além de porquinhos serem cor-de-rosa na natureza, cores são cores, para todos, para todas, sem preconceito. E porquinhos também.
Arthur nasceu, ganhou um porquinho azul, e hoje em dia só dorme com Zé Porqueira, o porquinho cor-de-rosa. O outro, azul, nem nome tem, porque ele não curte muito. Pega, acha graça, mas só por um minuto. Já Zé Porqueira é sensação! Ajuda a fazer tarefas chatas, ganha abraços e beijinhos espontâneos, dorme agarradinho, é requisitado amiúde e com muito afeto.
Eu estimulo. O afeto, as cores múltiplas em brinquedos, a construção de um ambiente livre para experimentações, como a infância deve ser. Brincar, testar, experimentar: cores, bichos, roupas, fantasias, papéis sociais. Arthur varre, brinca de carrinho, faz comidinha, abraça o Zé Porqueira, chuta a bola de futebol, arremessa a bola de basquete e lê os livrinhos que escolhe na biblioteca (e os que eu escolho também). Sem restrições.
E por que estou falando tudo isso? Porque hoje é dia 8 de março, e não podemos querer um mundo com mais justiça de gêneros se dentro de casa já começamos a segregação e a disseminação dos preconceitos arraigados na nossa sociedade. Despir-se de ideias retrógradas e educar seres mais conscientes das diferenças, lutas e direitos (ou falta deles) é obrigação de todas as mães. As de meninos e meninas. Para que, enfim, possamos caminhar com mais firmeza em direção a uma sociedade que trate de maneira equilibrada as diferenças entre gêneros e identidades sexuais.
Feliz dia das mulheres.

Um comentário:

  1. Está certíssima! Por aqui, rola uma cobrança para as meninas usarem vestidos. Para brincar, tem coisa melhor q shorts e camiseta?!? Mas já ouvi dizerem q elas não são tão femininas por causa disso. Me da uma preguiça.... São meninas, gostam de skate, usam shorts e são crianças muito felizes. Bjo

    ResponderExcluir