segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Alguns fato aleatórios sobre Ghent

Moro em um bairro de imigrantes. Aqui, quase todo mundo veio de fora, e, salvo um ou outro belga, a língua que se escuta nas ruas não é o holandês. Digo isso porque talvez minha percepção de Ghent esteja um pouco (ou muito, sei lá) condicionada a esse fato.
Pois bem, tem umas coisas aqui que são tão curiosas que preciso partilhar com vocês!

1) Não tem Uber.
Eu já estava mal acostumada com o Uber e, ao chegar aqui, fiquei surpresa porque realmente não esperava por essa. Mas ok, vida que segue com muita bicicleta e tram.

2) Tudo fecha cedo e quase nada abre aos fins de semana.
Já falei disso aqui, eu sei, mas acho tão curioso isso que resolvi repetir.

3) As pessoas colocam a roupa para secar na calçada, do lado de fora de suas casas.
Fiquei chocada quando vi isso pela primeira vez. Nunca iria imaginar que as pessoas colocariam os varais no meio da rua! E, eu diria mais: as pessoas aqui ocupam bastante as ruas. Usam as ruas e frequentam as ruas.

Na quebrada da soleira...


4) Se você precisar ir a algum lugar, o caminho mais rápido, provavelmente, será o percorrido de bicicleta. Às vezes, a diferença de tempo é enorme, mas...

5) Ir de bike pode significar tomar chuva, chuvisco e toró na cabeça durante o trajeto todo. É que aqui, o tempo é bem ruinzinho. Tem até um postal que traz um desenho de um guarda-chuva e muitas gotas e a frase "Greetings from Begium" ("Saudações da Bélgica").

6) Os belgas sabem viver! Ao menos os daqui. Além de várias opções maravilhosas de esportes e áreas para praticar tais esportes, tal como o lago Blaarmeerseen (clica aqui para conhecer o site oficial), eles ainda têm as melhores cervejas, os melhores chocolates, os melhores waffles e inventaram a batata frita! Como se não bastasse tudo isso, trabalham o que precisam trabalhar, andam de bicicleta para tudo quanto é lado e têm uma relação absolutamente saudável com o próprio corpo, nada de neuras de pelancas e nem de necessidade de ostentar um físico perfeito.

7) Por falar em corpo, é bastante comum que o banheiro masculino seja sem divisórias. Isso significa que todo mundo pode ver os homens fazendo xixi nos banheiros: os homens lá dentro e, em alguns casos, onde o banheiro masculino fica perto do feminino, as mulheres desavisadas que olharem na direção errada na hora errada. E eu já comentei sobre o nojento "mictório" que vemos nas ruas, né? Vou poupar vocês, leitorxs, da retomada do assunto.

5 comentários:

  1. Essa dos varais na rua eu não esperava, não!
    E o que o pequeno Arthur está achando da nova cidade?
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei andar de bicicleta, ou seja, eu estaria mei perdida na Bélgica.

    ResponderExcluir
  3. Essa dos varais na rua não é novidade pra mim que moro no interior de Minas kkkkkk Por aqui,as pessoas que não tem espaço pra fazer varal seja no quintal ou fundos de casa,estendem as roupas nas cercas em frente de casa,então pra mim é normal ver roupas secando na calçada.. haha
    E aqui onde moro tbm não tem Uber.
    Já posso me considerar uma belga?#Brincadeira
    bjos

    ResponderExcluir
  4. já imagino as conversas: mas menina que amaciante vc está usando? Que cheiro maravilhoso...

    Isso enquanto a outra vizinha vai pegar a cadeira e a outra chega de bicicleta com as cervejas ♥

    ResponderExcluir