quinta-feira, 18 de julho de 2013

"E aí, tudo pronto?"

Essa foi a frase que mais escutei essa semana. Junto, talvez, com "mais já?".
E então, me senti grávida novamente. Prestes a explodir, a parir, a contrair e levar todo mundo de madrugada para a maternidade, em meio a gritos, choros, rezas e emoções. Foi assim que percebi que parir e se mudar de país têm muitas semelhanças, sobretudo porque a natureza das duas coisas é intimamente próxima: a transformação da vida que se levava.
Você passa um bom tempo se preparando para o grande dia, e depois vários outros dias se adaptando à nova realidade. Você desloca boa parte de familiares e amigos para um local e eles saem de lá com um misto de alegria e saudade, de tristeza e expectativa. Você sabe que nada mais será igual, e que tudo deverá ser aprendido e/ou adaptado. Você vai sentir sono e dormir de menos, vai ter dificuldades para comer, em alguns casos até dificuldades para ir ao banheiro. Você vai ter novos documentos com que se preocupar e vai carregar malas infinitas, repletas de itens do tipo "vai que precisa; melhor levar e garantir". Além disso, vai se encher de novas experiências, que só quem viveu algo do gênero terá, e vai sentir dor, alegria, euforia, exaustão e ansiedade, tudo ao mesmo tempo, tudo intensamente. Você vai se ancorar no seu companheiro, ou na sua família, ou em você mesmo, mas você vai encontrar novos pontos de apoio e uma força que antes desconhecia (minhas malas pesam 32kg, e Arthur quase dez). Você vai gastar rios de dinheiro. Vai se preocupar com chuvas, sóis e intempéries. Visitará novos médicos, lugares, praças e rotinas. Na hora do vamos ver, a loucura se instalará e você precisará juntar forças e determinação para manter o mínimo de bom senso, e seu instinto será o mais importante. Pessoas conversarão com você e você não compreenderá até que repense sobre a situação e veja como a frase dita era boba e simples. Até chegar o grande dia você será pressionada, inquirida e contestada, e de repente o plano de saúde ganhará papel de destaque em suas conversas. No fim, quando tudo acontecer e você estiver devidamente instalada em sua nova vida, com sua vida nova, as pessoas todas olharão e dirão como foi fácil, que você não precisava ter planejado/sofrido/lutado/brigado tanto, que a vida/o bebê está lindo e "puxa, é impressão minha ou você já está beeeem mais magra?".
Só quem se mudou de país sabe o tamanho do parto.

5 comentários:

  1. você é demais, Ártemis!

    Desejo tudo, tudo de bom pra vocês!

    Boa hora! ;-)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. chegou o dia do "parto"!
    boa viagem!
    depois que passar aquela fase inicial maluca pós "nascimento" e vocês estiverem mais acostumados à nova vida, dê notícias, hein? certeza que Arthur vai te propiciar um monte de ideias para posts nessa nova etapa. bjo!

    ResponderExcluir
  3. Assim sendo, só posso desejar uma linda lua de leite pra vocês.
    Que tirem o melhor dessa grande mudança.
    Estaremos sempre aguardando notícias.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Deve ser um gigante frio na barriga!!! Boa viagem, e não deixe de nos dar notícias... Beijo

    ResponderExcluir