sábado, 7 de janeiro de 2012

Entrei de gaiata no navio

Quem nasceu nos anos 80 se lembra dessa música. Lá em casa sempre foi um hit e tudo em que consigo pensar nas últimas 13 semanas é na letra: tudo bem bonito para chamar a atenção, foi quando eu percebi o balde d'água e sabão.
Quando eu via as grávidas nas ruas pensava, ingenuamente, ah, que coisa mais linda, divina, mágina, especial. E não vou dizer que não é lindo, mágico, especial e maravilhoso gerar uma vida. Foi o que eu sempre mais quis nessa vida! Mas que a natureza faz tudo bem bonito para chamar a atenção e só depois te apresenta o balde de água e o sabão, isso é verdade.
Até a quinta semana tudo era lindo (tá, nem tão lindo porque eu entrei na paranoia de "será que o bebê ainda está vivo aqui dentro?"). Mas aí começaram os enjoos.
Na primeira consulta com a GO, logo fui avisando: não tomo remédios, só em casos extremos (leia-se febre de mais de 38,5ºC, dores lancinantes - e aqui vale a observação que enfrentei uma crise de apendicite sem tomar NADA de analgésicos antes da cirurgia - e casos graves de infecções ou inflamações). Mas eu tenho uma exceção.
Antes de contar, porém, quero que você, que está lendo este texto, pense na coisa que mais te dá medo na vida. Barata? Avião? Altura? Qual a sua fobia? Lembre-se do medo imenso que você sente, das mãos suando, do pânico se instalando, da sua mente embotando e você agindo feito um(a) maluco(a), ridiculamente exagerado(a) em seu ataque de pelanca.
Ok. Agora eu digo: eu sinto esse mesmíssimo medo com vômito. Meu, alheio, de criança, de mentira, de verdade, apenas em uma conversa. Eu tenho fobia de vômito. Então, antes mesmo de enjoar, fui avisando à médica. Eu nunca tomo remédio para nada, mas eu preciso de alguma coisa que me ajude a lidar com as náuseas (caso elas apareçam) e que me impeça a todo o custo de vomitar.
Mal sabia eu que passaria as 13 semanas seguintes em um navio, nauseando todos os dias, o dia inteirinho. Não vomitei porque eu não vomito (eu não lembro quando foi a última vez na minha VIDA que eu vomitei), mas passo o dia enjoenta, com ânsias e nojinhos, um saco!
E nessas horas, abraço o remédio dopador (que, acho eu, não me faz deixar de ficar enjoada, apenas me bota para dormir loucamente) e canto a plenos pulmões: entrei de gaiata num navio. Oh! Entrei, entrei pelo cano...
(Mas o lado bom é que o tombo do navio ensina a nadar, né? Então estou ficando mais safa nessa coisa de lidar com os enjoos e agora tomo os remédios só quando a coisa fica muito feia.)

4 comentários:

  1. Flor tenho o mesmo tipo de fobia. O medo de vomitar é maior que tudo, fico desesperada só de pensar, ergh!
    Esta gestação eu fiquei bem enjoadinha, mas não vomitei, ainda bem.
    Assim seguimos, estamos com 18 semanas e os enjoos diminuíram e até agora não vomitamos, salve, salve!!!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu também odeio vomitar. Até meus 13 anos eu vomitava muito, sei lá, qualquer coisa que eu comia eu ia parar no PS tomar soro de tanto vomitar e por isso mesmo faço de um tudo pra isso nunca acontecer.
    Tenho medo também dessa fase, mas vou deixar pra me preocupar com ela quando ela aparecer.
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. eu não tenho esse problema, pelo contrário, odeio enjoar e pra passar rápido, dedo na guela, na hora, rs
    MAs se quer uma dica:
    Não fique de estômago vazio. Assim q abrir o olho de manhã, antes mesmo de levantar o pescoço, coma uns biscoitinhos agua e sal.deixe ao lado da cama.
    Chupe gelo ou água muito gelada e se vc gostar, limão é uma beleza.
    chuvava feito laranja, rsrs
    e com isso eu não vomitei na minha gravidez.

    Boa sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. só corrigindo...
    biscoito de água e sal.rsrs

    ResponderExcluir