domingo, 11 de março de 2012

Sustos (ou surtos) da vida contemporânea

Domingo à noite. Você e seu barrigão de 27 semanas estão em casa, depois de ter trabalhado o dia inteirinho porque o mês está sendo duro, com vários gastos extras e você precisou pegar um trabalho avulso para tentar cobrir o que ainda resta de mês (e contas) na sua vida. Apesar disso, as coisas estão caminhando bem, e, quem sabe, mês que vem você consiga comprar a cômoda e a cadeira que faltam, a banheira, as toalhas para o bebê, enfim, algumas coisas daquela lista interminável para receber um ser de apenas 50cm.
Você chega em casa cansada, depois de ter ido resolver um pepino na rua, pega umas correspondências que você havia deixado sobre a mesa da sala, e começa a abrir os envelopes: extrato bancário, demonstrativo para o IR, conta de luz, propaganda daquela loja maravilhosa (mas que só tem roupas para não grávidas. Aleluia! Menos uma tentação), uma fatura do cartão de crédito.
Você, proletária gestante, cabeça oca desde a adolescência, mas que continua generosamente doando neurônios para seu filho (Arthur, espero que você faça bom uso dos neurônios que estão indo para você. Um beijo, mamãe), abre a fatura e quase tem uma síncope: três dígitos antes da vírgula! Centenas de reais! Justo esse mês, justo a essa hora, justo no domingo? É muita injustiça de uma vez. Mas conta é conta, e temos de pagá-la.
Você passa a mão no telefone, liga para a operadora do cartão, pois não se lembra de que compra cara foi essa e, quando a mocinha atende, depois de meia hora de musiquinha e "não desligue, sua ligação é muito importante para nós", você lê que a fatura venceu em março de 2011.
Pânico. Choro. Angústia. Sofrimento.
A mocinha fala seu saldo devedor: zero reais e trinta e oito centavos.
Oi?
Cai, magicamente, um papelzinho de caixa eletrônico: você pagou a fatura monumental de março de 2011 em março de 2011. E deve, em março de 2012, apenas trinta e oito centavos para o cartão de crédito.
Podem falar: minha semana promete, né, não?

2 comentários:

  1. Nossa, meu sonho dourado é minha fatura do cartão vir com 3 dígitos antes da vírgula.. rs.. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quanta coisa para um domingo!
    Concordo plenamente, como a vida financeira de uma gestante proletária é difícil. Faturas e gestação não combinam, mas compras e gestação combinam e muito, kkkkk!
    Um super abraço e bjs para o Arthur!
    Deise e Gú

    ResponderExcluir