quarta-feira, 6 de junho de 2012

Perguntinhas irritantes

Outro dia estava lendo no blog da Thais o texto que ela fala sobre como as pessoas, ao verem uma grávida, muitas vezes são sem noção e saem distribuindo insensibilidades e incongruências. E aí comecei a pensar nas perguntinhas cretinas que ouço desde que anunciei que ia ser mamãe. Francamente...

1. Foi planejado?
Sério, essa é a pergunta que mais me deixa LOUCA. O que a pessoa tem em mente quando pergunta isso? O que ela tem a ver com minha vida sexual? Se foi planejado, ela vai querer dicas e detalhes? Se não, vai me sugerir um aborto ou chorar comigo abraçadinha? Pergunta mais sem cabimento e cuja resposta, francamente, não interessa a ninguém.

2. Tem preferência pelo sexo?
Tinha ímpetos de responder a essa pergunta com algo do tipo "sim, sadomasô com velas derretidas e chicotadas". Novamente, o que a pessoa tem com isso? Acho esse o tipo de informação que, caso seja importante e fundamental, a própria mãe comentará. Espontaneamente. Fora isso, é indelicado perguntar. Indelicado e insensível.

3. É menino? Porque com essa barriga pequenininha e bonitinha só podia ser.
Essa é campeã! Além de ser uma bobagem sem tamanho (já que minha barriga é "pequenininha e bonitinha" - é bonitinha porque pequena? Nunca entendi esse critério e acho todas as barrigas de grávidas LINDAS e mágicas! - o bebê precisa ser menino? Por quê?), é uma pergunta/constatação extremamente machista! Porque está implícito nesta declaração que as mulheres são seres FEIOS, seres que só trazem feiúra para o mundo e suas mães, seres que são péssimos de serem carregados porque trazem o estigma daquilo que não é o padrão. Ah, faça-me o favor! Minha barriga é linda e não está pontuda, redonda, verde, roxa, com umbigo assim ou assado por conta do sexo do bebê que carrego dentro de mim. Ela está assim porque minha constituição física permite que ela fique assim. E porque meu bebê tem determinado tamanho. E, por fim, porque engordei X ou Y, e, novamente, minha genética determina para onde vão esses quilinhos: se para os braços, bunda, perna ou barriga. Simples assim.

4. Engordou quanto?
É sério isso? Por que a pessoa quer saber? Para se sentir mais confortável com o próprio peso (sabendo que alguém engordou "muito" em pouco tempo) ou para se auto-afirmar quanto ao próprio corpo? Se eu responder 30 quilos alguém vai se dispor a receber uns quilinhos para me ajudar no pós-parto? Acho essa uma curiosidade meio mórbida, parecida com aquela que as pessoas sentem quando tem um acidente na estrada: bora lá ver o sofrimento alheio para saber que o nosso sofrimento não é único. Eu, heim. Sai para lá, urubu!

5. Ah, mexendo assim, se prepara, porque vai ser um bebê agitado, que vai ficar acordado a madrugada toda, viver com cólicas, ser manhoso, chato, doente, pé torto e genioso.
Valeu, heim! Minha resposta para isso é uma figa, porque o que responder a tamanha uruca?

6. Já sabe em que hospital vai ter?
Por quê? Quer saber se você vai conseguir chegar para me ajudar no parto? O quê? Ah, é. Você não é médico e nem é o MEU médico. Para que você precisa saber, então, onde eu vou ter meu bebê?
Não entendo. Juro. Que diferença faz? Se você não puder ir à maternidade que escolhi, eu NÃO vou mudar a minha programação por você.

7. É para quando?
Se eu soubesse responder a isso, estaria milionária, né? Bebês nascem prematuros, contas de DUM são errôneas, bebês se desenvolvem em ritmos diferentes. Meio complicado responder a isso. Mais digno perguntar "quantas semanas de gravidez?".

8. Esse bebê nasce ou não nasce? Já nasceu? E todas as suas variações.
Essa é a uma das perguntas mais surreais!
As pessoas devem realmente acreditar que eu engravidei, divulguei minha gestação, partilhei o que eu achava que deveria partilhar (depois de ser bombardeada por perguntas cretinas e invasivas), e quando o moleque nascer eu vou ESCONDÊ-LO do mundo?! É sério? As pessoas acham que eu não vou falar: Arthur nasceu?! As pessoas acham que eu vou fingir que ainda estou grávida?
Simplesmente não entendo. É uma carência louca!
Acho que você chegar para a grávida e pedir: "olha, não temos contato diário, mas gostaria muito de ser avisada de que seu filho nasceu porque torci muito por vocês e estou muito contente com a chegada do bebê" soa tão carinhoso e delicado. Por que pressionar, então, a grávida, que já está ansiosa pelo nascimento? Por que deixá-la com mais uma tarefa ("olha, assim que a bolsa estourar, você me avisa, tá?" Aham. Pode deixar! Vou estar cheia de hormônios, contrações, pensando se esqueci de pôr algo na malinha da maternidade, coordenando marido, tentando manter alguma dignidade e sanidade no momento mais importante da minha vida e vou parar TUDO para ligar para você, prima da vizinha da avó do meu marido.)?

9. Em pleno século XXI, no Rio de Janeiro, você vai querer um parto normal? Por quê? (com cara de indignação)
Valeska Popozuda, minha querida, te amo. Mentalmente, minha resposta a essa pergunta traz uma frase dessa grande pensadora contemporânea: "a %$#* da %&&¨$ é minha!!!" (não entendeu? Joga no google e delicie-se!)
E essa frase se expande a todos os limites: tudo no processo é MEU! O parto, a dor, o marido, o filho, a recuperação pós-parto, as ideologias, as crenças. Quando chegar a SUA vez de parir, faça a SUA escolha.

10. Quando você for para o hospital vai me telefonar para eu ir também, né?
Só respondo séria e sinceramente para três pessoas: meu marido, minha médica e minha doula.
Se você recebeu de mim um "claaaaaro que vou ligar!", saiba que eu MENTI.
=)


Agora me respondam vocês: com tanta pergunta irritante, indelicada e surreal, não dá para colocar toda a culpa da minha intolerância nos meus hormônios, dá?

5 comentários:

  1. querida, eu tb me irritava mto com varias perguntas assim. Porém dps entendi que é mais uma forma das pessoas se aproximarem, de participarem. Tijuro: a maioria está tao feliz com a sua barriga/baby que acaba falando qquer coisa só pra fazer parte um pouquinho. Acho que é só puxaçao de papo mesmo. Entao, se te incomodar (e te entendo, pq me incomodava tb), faça o que fez nessa ultima pergunta: cara de paisagem + mentirinha.

    ;)

    beijos e acho que já dá pra desejar um bom parto, hein? Boa hora pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. A pergunta irritante que mais ouço é: vai parar na segunda, ou vai querer mais? Me diz: o que a pessoa tem com isso? E eu sempre respondo: primeiro vou ver como é a vida com duas... mas eu tô com a Carol, acho que todo mundo quer mais é puxar papo. O que me deixa mais irritada é o fato de as pessoas acharem que, por você estar grávida, podem ficar comentando tuuudo sobre você e seu corpo. Tipo tamanho da bunda e do peito, ou, claro, da barriga. Alguém comenta sobre essas coisas com pessoas não grávidas?
    continuo na torcida por um parto ótimo e um bebê igualmente ótimo! (ah! minha filha mexia até na barriga e foi uma bebezinha super tranquila. Com um mês e meio já dormia a noite toda!)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Acho que no finalzinho da gravidez o que mais me irritava era aquela pergunta clássica: não nasceu ainda???? comecei a escutar essa no meu trabalho com umas 36 semanas, parei com 38 de trabalhar e o povo me ligava para me "lembrar" que ainda não tinha nascido...
    agora, atualmente, o que mais me irrita é eu comentar que queria ter três filhos e a pessoa concluir: quer tentar um menino né??? rsrsrs Faz parte, vai... bjo e ótimo parto para vc!

    ResponderExcluir
  4. Como podeeeee??? Grávida podia ter o direito de andar com uma plaquinha: NÃO PERTURBE!

    ResponderExcluir
  5. É assim mesmo. Já ouvi muito essas perguntas. Hoje o dentista que é meu vizinho perguntou, e aí quando a bebê nasce? Eu quase fui mal criada, mas me segurei...
    Enfim, faz parte.

    Bjos

    ResponderExcluir