sábado, 27 de outubro de 2012

Sobre madrugadas e James Brown

Ontem tivemos a pior madrugada desde que Arthur nasceu. Nem quando ele era um recém-nascido petitico sofremos tanto, acordamos tanto, choramos tanto. Foi caótico. Ele, tadinho, estava com febre e dor, reação às vacinas de quarto mês.
Hoje, em compensação, tivemos a melhor madrugada desde que filhote nasceu. Ele mamou meia-noite, acordou para mamar somente seis da manhã e levantou de vez às dez. Dez da manhã! Marido, que não amamenta, dormiu dez horas seguidas. E isso porque foi se deitar à meia-noite! Puro luxo.
E aí, nessa montanha-russa do sono, fiquei pensando sobre noites em claro e noites de sono.

* Quando as pessoas me perguntam "E aí, como vão as coisas? E a vida de mãe? Sofrendo muito com as noites em claro?" eu sempre respondo que nem acho ruim passar as noites acordada, não. Isso porque Arthur acorda, me acorda e, assim, acordados, mas juntinhos, seguimos madrugadas adentro. No entanto, mãe maluca que sou, sei que quando meu pequeno tiver 18 anos e for para festinhas, ficarei tão acordada quanto agora, madrugadas sem conta, mas com o agravante de não saber onde ele está, se está bem, se está seguro. Agora, pelo menos, sei onde ele está e que está alimentado, seguro e feliz.


* Antes de eu engravidar escutava muito a ladainha dos que não têm filho ou dos que acham que a vida é plana como suas vidas, e tudo deve funcionar segundo os padrões já conhecidos (assim, quem gosta de sair, acha que todos do mundo gostam de sair; quem gosta de pêssego, acha um absurdo que existam pessoas que não gostem da fruta, etc.). Essa ladainha funciona assim (e todo mundo já escutou): vai ter filho agora? Sua vida social acabará, você não conseguirá mais sair de noite, nunca mais verá seus amigos, diga adeus para festas e coisas boas da vida, porque você passará noites e mais noites dando de mamar, trocando fraldas, esgotada, e esse  bebê vai sugar sua vida, lhe deixar sem opções, estressada, mal amada, infeliz... e por aí vai o trololó.
Trololó mesmo! E dos bons! Porque, confesso, não sinto a menor falta de festas, badalações e eventos sociais que terminem tarde, envolvam música alta, ambientes fechados, bebidas e muita fumaça. Não que eu não goste de uma festa e de vez em quando não lamente perder umas comemorações ou shows ou eventos noturnos que gostaria de ir. Mas é que é tão bom, mas tão bom passar madrugadas em claro, em um ambiente fechado (nosso quarto), com música alta (mas agora é MEC FM), cheirinho de bebida (leite materno na boquinha do meu filho) e muita alegria (Arthur a-do-ra dar altas risadas de noite e de madrugada, seja dormindo quanto na hora de trocar fralda), que nem ligo de perder baladas bafônicas. O foco é outro. A vida é outra. E se acordo todos os dias cansada, esgotada e exaurida, isso tem o mesmo sabor dos meus tempos de roqueira frenética, em que voltava para casa às dez da manhã, depois de dançar até quase morrer nas festas. É o gostinho de estar no lugar exato onde se queria estar.

E por isso, nesse dia especial (como são, na verdade, todos os dias com meu filho), acordei meio James Brown. Acordei feliz, feliz, feliz...

 

I feel so nice, so nice 'cause I got Arthur!

2 comentários:

  1. Para mim também não é sacrifício nenhum! Minha filha acorda duas vezes na madrugada só para mamar! A gente acorda todo dia agarradinhas às 10h da manhã. Delícia!! Agora, da night, mesmo se não estivesse impossibilitada de ir, acho que passaria longe, acho que cansei um pouco. Só sentia falta de um choppinho gelado nesse calorão, mas o pediatra liberou duas tulipinhas!! nham nham

    ResponderExcluir
  2. Oi! Primeiro: fico feliz de ver que vc está curtindo, se sentindo bem exatamente por ter seu bebê! Isso é tão especial né? Faz tudo ter sentido! Aí as pessoas falam coisas do tipo "vc vai perder festas" e a gente fica com a sensação de que a pessoa não está entendendo nada do que vc está sentindo... Ah, e seu texto me fez lembrar do bafinho de leite depois da mamada! Eu adorava aquele cheirinho!
    Segundo: eu preciso dizer que nunca sei se respondo o comentário no meu blog ou no blog da pessoa que comentou... O que vc acha? Adorei seu comentário e sempre fico feliz qdo vejo comentário seu lá no meu canto! Realmente, um comentário aquece o coração da gente, igual chocolate na TPM! rsrsrs
    Terceiro: seu comentário lá no blog me deu umas saudades do RJ! Adoramos ir para aí passear! Esse ano fomos em janeiro e as meninas aproveitaram tanto... Na próxima viagem, combinamos de colocar as crianças para brincar (e tomar um choppinho!) Desculpa pelo texto gigante...(e meio desconexo... é que as meninas estão no banho e eu corri pra checar as novidades) bjo

    ResponderExcluir