domingo, 15 de setembro de 2013

Segundinho: ter ou não ter, eis a questão!

Sou filha única. Marido não. Odeio ser filha única. Marido não tem problemas em ter só um filhote.
E aí Arthur é praticamente homem feito, fala português, inglês e bebezês. Poliglota, o rapaz. Hoje, no parquinho, ganhou o primeiro beijo na boca da vida. Dirige um carro, na verdade, um tratorzinho de madeira. Cheio das vontades, come rabanete. Gente, alguém que come rabanete, raiz que arde na boca, já está grande e crescido, né?
Então que eu tenho pensado: segundaremos ou não?
Meu sonho de menina (e adolescente e burra velha) era ter uma mesa cheia de gente no Natal: filhos, filhas, noras, genros, netos, netas, cachorro, papagaio e marido. Também queria ter um filho em cada braço, outro na barriga e um mais velho em pezinho enquanto eu abria a porta para o Correio, sorrindo, e recebia um telegrama de amor do marido.

[pausa para vocês gargalharem]

Bom, daí eu engravidei do Arthur.
A gravidez foi exemplar, em termos médicos, mas me sentia muito cansada, com falta de ar e sem energia. Na verdade, eu me sentia EXAUSTA como nunca me senti. Nem antes, nem depois. E eu tive estrias. Então acabei dando uma desanimada da minha surtação inicial de querer cinco filhos.
Na sequência, Arthur foi um bebezico. E eu pirei no puerpério, com hormônios doidos dando festa na minha corrente sanguínea, com peito rachado, monília, fome, dieta APLV, sovaco cabeludo e sei lá quantos dias sem tomar banho.
Daí, ele aprendeu a se sentar, acabou licença-maternidade, voltei a trabalhar feito mula de carga manca, e ele aprendeu a engatinhar, e depois a andar, e agora corre, fala duas línguas e um dialeto, beija na boca no parquinho e dirige! E eu surtei, pirei, me descabelei em cada uma das fases com ele.
Meu pequenininho já não é mais tão pequenininho assim.
E, então, os hormônios doidos entraram numa discussão aparentemente infindável com minha conta bancária, meu lado racional, com meus sonhos de menina, meu relógio biológico,com meu relógio social, e eu tô surtadinha, perguntando a mim mesma: é justo passar por esta vida tendo essa alegria imensamente exaustiva e enlouquecedora que é ter filhos apenas uma única vez?

Sinceramente, ainda não tenho resposta para esses questionamentos, e nem ovulação para tentativas, mas sigo aqui, matutando, curtindo filhote, dando minhas surtadinhas diárias, tanto de amor e fofura (sério, Arthur ainda vai infartar as pessoas na rua de tanta fofura que espalha nesse mundo!), quanto de desespero e estresse!

E vocês? Segundaram? Não segundaram? Por que sim ou não? Ajudem a amiga aqui a pensar na vida!

13 comentários:

  1. Adorei a sua visita :-)
    Sobre o segundinho, eu costumo dizer que ele virá independente de qualquer coisa. Fui criada em família grande, tenho 2 irmãos, e acho que ter primos, ter irmãos é muito importante. Vejo na união entre minha mãe e seus 8 irmãos um exemplo, todos se dão forças, se emprestam dinheiro, colo, carinho, a casa da praia, o colchão, o carro...Tudo! Tento ser assim com meus irmãos, eles ainda são muito imaturos e moleques, mas tento sempre exercer o melhor possível meu papel de irmã mais velha e chata! Sem contar que quero muito passar novamente pela loucura da gestação (e por um parto normal, quiçá natural, em casa na banheira). Sei que uma gravidez é diferente da outra, assim como as crianças, uma diferente da outra, enquanto a gravidez do Joaquim foi super sossegada, dormi de barriga para cima até o dia dele nascer e ele, até o momento, se mostra uma criança muito calma, pode ser que no segundinho a coisa mude drasticamente, mas to dentro!

    ResponderExcluir
  2. Posso te falar que quando meu João nasceu e alguém perto de mim falasse em ter mais um filho eu dava um soco na cara, sem pensar duas vezes. Não admitia a ideia de ter mais um. Hoje... estou contando os dias para começar os treinos para o segundinho. No começo João teve cólica, eu não tive leite suficiente, ele não quis o leite que tinha, a cesárea doeu pra caramba... foram dias terríveis. Mas quero muito dar um irmão/irmã pra ele, quero muito viver uma outra gravidez ( vai ser a 4°, já que perdi dois filhos). Pensa com carinho.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ter, ter, ter, ter!!!!!!
    (Mas te aconselho a desconsiderar a opinião de quem nem primeirou ainda -acho!)

    ResponderExcluir
  4. Decisão difícil viu!
    Meu filho fará 3 anos em novembro, e por enquanto nossa decisão é: n]ao, não teremos. Eu falo isso mas é pq acho bonito e maduro (oi???), pq no fundo eu queria sim, mais um filho. A gravidez não foi a coisa mais maravilhosa do mundo, tive descolamento de placenta e fiquei dois meses de repouso. Mas a sensação de gerar uma criança, apesar dos contratempos foi TÃO maravilhosa! Me senti muito poderosa. E me sinto quando vejo que Rafael é inteligente e bem educado (fala "por favor" "dá licença" e "obrigado" com a naturalidade de quem bebe água). Mas na verdade ainda não estou financeiramente preparada para um filho. Se bem que tenho uma amiga que foi mãe pela primeira vez aos 43 anos (sem planejar), e segundo ela: "preparadas, preparadas... nunca estamos. Sempre vai faltar um curso, uma viagem, mais dinheiro,. Se a gente for parar pra pensar, nunca teremos filhos, tem que ter sem pensar muito!".
    Boa sorte!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi! Sempre leio o seu blog, mas é a primeira vez que eu comento, pois não resisti a palpitar. Eu tive o segundinho (engravidei quando a minha mais velha completou 2 anos) e acho o máximo! É maravilhoso ver os dois irmãos juntos, brincando, fazendo companhia uma ao outro... brigando (a mais velha hoje tem 5,5 anos e o mais novo tem quase 3). O meu lado racional só me faz desistir do terceirinho... mas volta e meia toca um apito!

    Beijos,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Oiê!!!

    Tbm sou filha única e detesto isso, então eu acho que o segundinho deveria vir sim rsrsrs... Já falei pro marido que se dependesse de mim já teríamos uns 3, mas como pra mim ter um só é difícil, não sei mais ...

    Bjus no pequeno!!!

    ResponderExcluir
  7. ei!! Já que vc perguntou... vamos lá!
    minha filha está com 14 meses e qd bate aquele cansaço misturado com as fases difíceis bate um desânimo de passar por tudo de novo. Mas tenho CERTEZA que quero o segundo, é muito bom gerar, parir, amamentar mesmo que isso tudo seja doído, difícil. Não posso passar por essa vida e viver isso só uma vez. Acho que vc deve ter o segundo para mais tarde não se arrepender. abraços

    ResponderExcluir
  8. Já "segundei" e queria "terceirar", porém meus hormônios estão como os seus: numa discussão sem fim com minha conta bancária e meu lado racional. Beijo e que você consiga se decidir.

    ResponderExcluir
  9. já e já ensaio partir pro terceiro rs
    ter um segundo filho é tão bom! não falo só pela experiência de amar outra pessoinha, que é surreal,mas também pelo fato de curtir tudo mil vezes mais, porque não enfrentamos aquela ansiedade de mãe de primeira viagem..sabe?
    Quando Bryan fez um ano eu decidi tentar novamente. Agora eu vou esperar um cadinho mais pelo terceiro, porque quero que todos estejam na escolinha antes de pensar engravidar, vai demorar uns 4 aninhos, mas já penso lá pelos 32 anos abrir a fábrica pela última vez.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Nossa, séculos sem comentar!!! Mas sigo acompanhando, torcendo e me divertindo com suas histórias....
    Sobre o segundo, tenho duas teorias: a primeira, tem que ter! A segunda, o ideal (NA MINHA OPINIÃO) é dar um espaço maior que 2,5 anos entre os filhos. Explico: ter mais de um é maravilhoso! Como foi dito por aqui curtimos muito mais, sem as neuroses do primeiro e o principal é poder assistir de perto ao (e "o" também rsrsrs) amor entre irmãos. Acho difícil que exista algo mais lindo que isso no mundo! Quanto à segunda, e mais polêmica, teoria, penso o seguinte: eu não vou ter 5 filhos, então, quanto mais tempo houver entre cada nascimento, mais irá durar a fase de ter bebê em casa. Porque acho que passa tão rápido e é tão bom ter bebê em casa. Além disso, quando nasce o segundo, a gente acaba tratando o primeiro mais como criança e menos como bebê. Se demorar mais um pouco, continuamos a tratar o primeiro como um bebezão, o que eu acho uma delícia. Boa sorte aí na sua decisão! Sigo acompanhando.... (só para constar, tenho duas meninas. A diferença de idade entre elas é de 3 anos, 3 meses e 13 dias)

    ResponderExcluir
  11. Ártemis, bom, vc sabe, segundei né? queria partir pro terceiro (a cena dos correios por aqui seriam só - só! - com três babies!), mas sinto que não vai rolar. Falta dinheiro, falta tempo tb para dedicar às duas que já tenho, não queria terceirizar mais... enfim, racionalmente duas está mto bom.
    Sonhei outro dia que estava grávida. Parindo! Era outra menina. Senti um misto de pânico e felicidade, muito louco!!!! E qdo acordei, um misto de tristeza e alívio, doido também...
    Acho um só pouco... Acho ter irmão muito bom!
    Pode segundar aí! rsrsr

    ResponderExcluir
  12. A vida me deu de uma vez só, um menino e uma menina. Feliz? Tão feliz que fico insuportável rs. Mas minha meta era somente um. E se houvesse sido UM (a) ficaria nesse plano. Mas quem estiver a postos de um segundo, terceiro ou quarto, desejo mais saúde e alegrias para conceber a esses pequenos diamantes chamados filhos.

    ResponderExcluir
  13. Eu li esse post faz alguns dias, mas estava no celular, de onde não consigo comentar. Mas não poderia deixar de voltar aqui para deixar a minha torcida pelo segundinho. Vem pro meu time, vem! ;) Beijão

    ResponderExcluir