segunda-feira, 30 de maio de 2016

Neandertal da maternidade pergunta

Confesso: sou uma jovem senhora neandertal da maternidade.
Quando comecei a frequentar este mundinho fascinante, ainda se usava bate-papo UOL e Yahoo Groups. Lembro até hoje do dia em que uma das moças modernosas e ligadas em tecnologia do grupo de discussão do qual eu fazia parte perguntou quem queria convite para o Orkut. Gente: con-vi-te para o Orkut!
Depois disso veio o próprio Orkut, com umas discussões bem chinfrins nas comunidades, os blogs e, por fim, descobri o Baby Center e o Family alguma coisa (esqueci o nome). Passava hooooooras na internet lendo e conversando com pessoas dentro de um esquema misto de sala de bate-papo UOL com Yahoo Groups e me sentia super na crista da onda (expressão, inclusive, que denuncia o quanto estou por dentro das modas, neam?).
Os blogs de outrora já não existem mais: "João, o astronauta", "Piscar de olhos", "Pequeno guia prático para mães sem prática", "Pequena que pariu" (né, dona Lilian?), entre outros. Poucos daquela época continuam até hoje, destaco o "Carol e suas baby bobeiras" e o "Potencial gestante". Daí que quando eu pensei no segundinho, no século passado, voltei para essas plataformas tipo Baby Center e Family-sei-lá-o-quê e vi que tudo estava meio esvaziado, as pessoas já não postavam com tanta avidez, passei a me perguntar onde estariam as tentantes malucas e ansiosas? Será que nossa raça evoluiu e elas não mais se descabelam? Recorri ao Facebook, mas aí é terreno complicado, porque os grupos secretos são, dããã, secretos e eu não os encontro; os grupos não secretos são meio terra de ninguém, com comentários ácidos e bate-bocas homéricos, fora que basta apertar aquele botão "participar" e realmente participar a todos de sua timeline que você está ingressando em um grupo chamado "Malucas por um segundinho" ou "Desesperadas da ovulação" e coisas do naipe. A blogosfera já não me parece mais aquela de outrora, onde a cada dia eu descobria um novo blog suuuuuper interessante, cheio de histórias e postagens divertidas.
Eu, então, uma neandertal e tal da maternidade em rede, pergunto-vos: ó, novas blogueiras que tive a sorte de achar e que se comunicam com a minha pessoa, onde está a mina das conversas neuróticas das mães e tentantes?

11 comentários:

  1. hahaha lembro dos convites para o orkut tbm,mais só entrei na blogesfera na época dos preparativos do meu casamento,que foi quando eu passei a ter uma certa intimidade com a internet.Descobri o mundo das tentantes somente quando o instinto materno me chamou e fui em busca de outras pessoas q assim como eu ansiava pelo novo 'chamado' rsrs.Não sei se sou uma tentante maluquinha,ainda me considero marinheira de primeira viagem nesse mundo e por vezes me sinto perdida,mais é sempre bom trocar experiencias com outras pessoas que de uma forma ou de outra estão vivenciando o mesmo que vc,especialmente quando vc não tem com quem conversar ou se abrir entre as pessoas do seu 'mundo real' com medo das cobranças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, menina! Eu acho incrível a quantidade de trocas que fazemos em um mundo majoritariamente anônimo e virtual - poucas são as pessoas dos meus círculos que se conhecem fora das redes.

      Excluir
  2. Sou desse tempo também! Rs
    Adorei a homenagem!
    E quão doida sou eu que continuo acompanhando tudo isso e nem pretendo ter mais baby? Quando digo que pari e pirei, é isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah
      Eu sou suspeita, porque acho esse assunto interessantíssimo desde muito antes de sequer sonhar em engravidar!
      bjs

      Excluir
  3. O Family sei lá o que é o e-Family. E lá você realmente só encontra coisas dos tempos das cavernas (tipo 2009!). Eu perdi a paciência pro Baby Center também, mas acho que vc ainda consegue encontrar comunidades atualizadas procurando direitinho. Além do Facebook (onde a questão participar a todos que estou participando do grupo tentantes empoderadas me impede de participar dele), acho que as conversas estão mesmo no Whatsapp. Eu entrei num grupo de tentantes, mas não me adaptei. Eram muuuitas mensagens o dia inteiro, de pessoas com problemas super variados, muitas mensagens e memes inspiracionais (nada contra, só não é o meu estilo) e eu acabei saindo. E resolvi voltar pro velho blog, que sinto estar defasado frente às novas tecnologias, mas que tem me permitido trocas bem legais. Talvez (provavelmente) é possível encontrar grupos de whatsapp mais "aderentes" ao seu perfil, só não sei muito te dizer qual seria esse caminho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já respondi, esse perfil motivacional também não faz muito minha cabeça.
      Faço parte do tentantes empoderadas. Tinha até me esquecido! Vou entrar lá e ver como as coisas andam. Obrigada por me lembrar disso!
      ;)

      Excluir
  4. óooo eu tinha essa mesma dúvida... criei o blog pra poder encontrar tentantes, pq me sentia perdidinha nas ´casinhas´do Baby center... ô doideira!
    'Piscar de olhos' tem instagram e snapchat... Conheci há pouco tempo mas já tô amando a Roberta, morro de rir com os snaps dela!
    Grupo de whatsapp só com poucas e boas, ou acaba perdendo o foco... por sinal, aceito se vcs toparem =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vou pensar com muito carinho nesse grupo de zapzap, viu?
      ;)

      Excluir
  5. Tem o Instragram... Cheio de tentante. E, claro, os grupos de zap. =D

    Atualmente, ando me aventurando em quatro vertentes kkkkkk Instagram, ZAP, Email e blog. É muita ansiedade para uma pessoa só, né? hihihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, eu não uso Insta e nem Spnapchat.
      Eu não dou conta de tanta vida virtual social. ahahah
      bjs

      Excluir