sábado, 22 de dezembro de 2012

Sororidade, protagonismo e outras estranhezas do amor

Minha maternagem tem um pouquinho de cada mãe que conheço ou conheci. Suas histórias, seus relatos, seus traumas, suas vontades, desejos, anseios, ansiedades, expectativas, teorias e intuições. Cada experiência que troco me faz ser mais mãe, mais inteira, mais completa.
Por isso, minha mensagem de fim de ano no ano mais importante da minha vida é de agradecimento.
Obrigada a todas as leitoras e blogueiras que, ao comentarem, partilharem, abraçarem, consolarem e relatarem, recriaram (e resgataram) a importantíssima rede de sororidade (o feminino de fraternidade) que ajuda a resgatar o protagonismo feminino nesta nossa sociedade tão machista.
Em outras palavras: conhecendo facetas de cada uma de vocês, vou criando um arcabouço de padrões e conhecimentos que me tornam, enfim, a mãe que quero ser. Uma mãe consciente, crítica, que busca as melhores soluções dentro das condições, e que quer muito, muito, muito amar e ser amada, porque Arthur fez crescer em mim um amor infindável!
Desejo que o novo ano traga muitas alegrias (e algumas poucas tristezas, que nos ajudam a crescer e a valorizar os bons momentos), muitas conquistas e realizações. Que 2013 seja um ano bom, um ano humano, um ano feminino.
Quanto a mim, meu desejo pessoal para 2013 é que eu continue tendo muitos motivos para agradecer.

Boas festas!
Bons bebês!

5 comentários:

  1. Ártemis, que em 2013 a gente continue a trocar experiências e a aprender com o blogosfera. Aprendi com vc, por exemplo, que querer é poder! Sim, sua experiência linda com a amamentação me ajudou a chegar a essa conclusão. Aprendi também o que é sororidade! Desejo a você um Natal feliz, com muita paz, harmonia e leitinho pro pequeno! E sempre milhões de motivos para sorrir e agradecer, né?!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Com "a" blogosfera, no caso... sorry!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo 2013 pra vc e sua linda família tbm!!! Beeeijos

    ResponderExcluir
  4. Ártemis, querida!!! Saiba que a sua experiência também inspirará a minha forma de maternagem. Nada nesse mundo irá fazer com quem eu não amamente o meu filho.
    Desejo a você um 2013 de peito farto, fácil, e filho forte!!
    Um beijo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo!!! lindo, lindo! Me identifiquei com o seus votos, apesar de ser meio/mãe (pq ele ainda está na barriga, me sinto assim. Sou uma construção sua e de várias outras mães que acompanho/ admiro.
    Td de bom para vc e o pequeno Arthur! Muito amor e leite para vcs em 2013! beijos

    ResponderExcluir