sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Uma hora pequenina

Eu morei 6 meses em Portugal. E me ria muito das diferenças dos falares lusitano e brasileiro. Durex lá é camisinha, bala é rebuçado, torrada é toste, sanduíche, sandes, suco é chamado de sumo e nosso isopor recebe o pomposo nome de esferovite. Uma mulher muito bonita é, com sotaque da terrinha, uma gaja bué da gira. E lá, quando se vai ter um bebê, não recebemos os votos de "uma boa hora", como acontece por aqui. Além-mar se deseja à parturiente uma hora pequenina.
Achei lindo quando ouvi pela primeira vez porque é assim mesmo que acontece, a meu ver, o parto: uma hora pequenina em muitos sentidos. O primeiro deles é no que diz respeito à duração do parto. Mesmo uma mulher que fique 24 horas em trabalho de parto vai ter uma hora pequenina porque, se compararmos a duração do processo à duração da vida de nossos filhos, a hora pequenina é, na verdade, uma hora ínfima. Além disso, uma coisa pequenina nos inspira cuidados e, geralmente, nos enche de ternura. Pensem em coisas pequeninas: bebês, filhotes, miniaturas, detalhes. Os detalhes, tão pequenos (de nós dois, ou não), geralmente são aquilo que fazem a diferença na vida, pessoas e objetos. Logo, essa hora pequenina, traz o cuidado, o amor, a delicadeza e a ternura de que precisamos, e, assim, faz toda a diferença nas nossas vidas. Por fim, uma hora pequenina também quer dizer que você deseja para aquela mulher um parto sem sofrimento (eu tive muita dor no meu parto, mas nenhum sofrimento, felizmente!) e breve. E nesses votos de brevidade está implícito o carinho de dizer que você deseja que haja alguma dor na vida dessa pessoa, mas que ela seja passageira, exista apenas para abrilhantar ainda mais os momentos de alegria e, existindo por pouco tempo, deixe que os bons momentos superem os momentos menos prazerosos.
Assim, quero desejar uma hora pequenina a todas as grávidas que passam por aqui, mas em especial a quatro delas: Thais, Paloma, Stephania e Lia. Que vocês tenham um momento sublime, completo e inesquecível!

4 comentários:

  1. Espero que minha hora pequenina seja linda como foi a sua!!! Amiga ando em um preguiça monstra e um inchaço chato nos pés, como diz meu marido meus pés estão iguais a um pão. Vc teve isso? Mas mesmo com toda a preguiça do mundo, não deixo de vir aqui ler e me deliciar com as histórias do Arthur que deve já estar totalmente diferente da foto que eu vi rs!!! Bjos querida e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha, estou sumida eu sei... mas consegui aparece hoje!! rsrs...
    Adoreiii o post, que lindooo!!
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Querida!!! Quero uma hora pequenina mini.... Nano!!! E que chegue looooogo !!!! Bjjjjjj

    ResponderExcluir
  4. eu espero ter uma hora pequenina bem tranquila e pequenina...rs
    Prefiro não pensar na dor, porque dor eu sei que vou sentir de qualquer jeito.
    bjo

    ResponderExcluir