quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ainda sobre amamentação, maternidade e amor

Meu filho mama como se fosse uma coisa preciosa. É lindo demais: ele se aconchega no meu colo, procura o seio, abocanha revirando os olhinhos e suspirando fundo, como quem diz "era disso que eu precisava", coloca as mãozinhas sobre meu seio, assegurando-se de que nada lhe escapará, nem o alimento, nem o amor, e mama com vontade. Cada hora, uma vontade: dormir, sonhar, se acalmar, receber o carinho da mãe, passar soluço, aliviar a necessidade de sucção e até se alimentar. No fim, ele sorri, ainda com meu seio na boca, e sejoga para trás, demonstrando a confiança cega que deposita em mim. Justo em mim! Mulher falha, cheia de defeitos, inseguranças e não-sabismos. Por mais que eu leia, me informe e me empenhe em melhorar, sinto que estou ainda muito distante da perfeição que é meu filho. Porém, numa das muitas contradições da maternidade, e sem qualquer modéstia, me acho uma ótima mãe para Arthur. Não pelos sacrifícios que fiz, faço e farei por ele, mas pelo imenso prazer que encontro em ser sua mãe. É bom, muito bom, acordar de madrugada e saber que tenho o poder de aliviar sua angústia, sua fome ou se desconforto. É muito poderoso saber que minha voz o acalma, meu colo o embala e meu seio o sacia. E hoje entendo porque, mesmo com tanto sofrimento (e ainda me dói muito o seio esquerdo), insisti na amamentação, mesmo sem ter um motivo muito claro: percebi que o contato íntimo e visceral promovido pela amamentação é o que tenho de mais parecido com a intimidade da gravidez e com a força do parto que tivemos. É, portanto, através da amamentação que mergulho mais e mais fundo na relação com meu filho. É assim que me nutro da força que preciso (e quero) ter para fazer crescer meu filho, meu amor, minha alegria.

PS: Arthur está com apenas 4kg. Torçam comigo para que não precisemos complementar sua alimentação.

4 comentários:

  1. querida, sobre o peso dele, acho que vou chover no molhado, mas queria dizer: calma. Porque cada criança tem o seu ciclo de crescimento particular, nem todas engordam 1 kg por mês ou 30g/dia (nao lembro mais os valores, mas era algo assim, nao?). Precisa checar se ele se desenvolve direitinho e mantém uma curva de crescimento regular. O que o ped falou?

    beijo e muita força nas peitas!

    ResponderExcluir
  2. Oba! Chegou na fase em que a gente começa a achar muito gostoso cada mamada e não querer que acabe! Que delícia! aproveite! Sobre o peso dele, reitero o que a Carol disse - calma! As minhas meninas também não eram as maiores engordadoras da paróquia (minhas peitolas também não eram daquelas que mais enchiam) mas mesmo assim seguiram no peito bastante. Vai dar certo! bjo

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo, Ártemis.

    Emocionei...

    Quanto ao peso, cê já sabe, né?

    beijos

    ResponderExcluir
  4. querida, ja virei fa do seu blog ! como escreves bem ! Beijos miL! ! ! ! Paloma + 1

    ResponderExcluir